Comemoração do Dia da Consciência Negra terá shows e exposição no Rio
RIO - O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, será comemorado com apresentações de grupos tradicionais, shows e exposição no Rio. No Centro da cidade, o entorno do monumento em homenagem a Zumbi dos Palmares será o local da celebração promovida pelo Conselho estadual dos Direitos do Negro (Cedine-RJ).
A programação começa às 6h, com uma alvorada de queima de fogos e participação dos Filhos de Gandhi. Às 6h30m, acontecerá a lavagem do monumento a Zumbi. Já às 7h acontecem apresentações de capoeira, afoxés e sambas de roda. E, às 8h, começam as cerimônias oficiais, com hasteamento de bandeiras, colocação de coroa de flores no monumento e outras atividades.
Na Zona Sul, será o Centro de Informações das Nações Unidas no país (Unic Rio) que promoverá a comemoração. Em apoio à campanha para que os Estados-membros da ONU aprovem a Década Internacional Afrodescendentes, acontecerá no Teatro Oi Casa Grande, no Leblon, a partir das 19h, o evento “Encontro das Áfricas”, com apresentação de artistas do Brasil, de Cuba e do Senegal.
No palco, músicos como o senegalês Zal Sissokho, o cubano René Ferrer e os brasileiros Aderbal de Ashogun e Grupo Treme Terra sintetizarão as contribuições culturais dos povos africanos. Enquanto isso, seis telas produzidas por artistas de rua sobre a história do tráfico negreiro para a América Latina serão exibidas. Além disso, acontece uma exposição online com 18 painéis divididos em cinco temas: visão geral sobre o trafico de escravos; rebeliões; fugas; movimento abolicionista e legado. As telas exibidas foram grafitadas por Marcelo Eco, Izolag Armeidah, Anahu e Akuma Santos.
O show e a exposição “Encontro das Áfricas” têm entrada gratuita (Avenida Afrânio de Melo Franco 290, no Leblon). Os ingressos poderão ser retirados entre 15h e 18h30m do dia 20 de novembro na bilheteria do teatro. A distribuição será por ordem de chegada, limitada a dois tíquetes por pessoa, sujeita à lotação da casa.